quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Cinema 2009

2009 chegou ao fim e somente agora é que tive um pouco de tempo livre para poder dedicar-me um pouco mais ao blog e aproveitarei este tempo para fazer um sumário dos filmes que me apaixonaram ou simplesmente me cativaram no ano passado ou nestes últimos tempos.
Ok, primeiro de tudo para minha insatisfação penso que 2009 não foi um grande ano para a industria cinematográfica. Penso que apesar da grande oferta de filmes a sua qualidade na grande generalidade foi muitas vezes duvidosa e não valeriam a pena ser visto nos cinemas se não fossem o balde de pipocas quentes e caramelizadas dos cinemas UCI em Vila Nova de Gaia. Mesmo assim, como grande admirador de cinema e não muito exigente elaborarei a seguir o meu TOP-5 do ano que passou. Não sou muito fã de listas porque muitas vezes acabam por ser injustas, ora porque um filme que gostamos ficou de fora, ora porque por vezes os filmes podem não ser comparáveis devido à categoria a que se insere ou mesmo porque a altura das nossas vidas em que vemos o filme influenciar a nossa decisão. Isolando-me desses factos descreverei apenas e só apenas aqueles que me tocaram cá dentro com mais impacto não avaliando a qualidade do filme.

Filmes que me marcaram em 2009:

1. Gran Torino
- Clint Eastwood
- 12 de Março de 2009


Na verdade "Gran Torino" é um filme de 2008 mas que só estreou nas salas de cinema apenas em 2009. Este filme foi o que mais me inspirou em 2009 e fez-me tornar ainda mais fã de Clint Eastwood como realizador. Uma obra prima.


2. Slumdog Millionaire (Quem quer ser Bilionário)
- Danny Boyle e Loveleen Tandan
- 5 de Fevereiro de 2009

Outro filme de 2008 mas que no entanto só estreou em 2009. Uma filme que nos dá a conhecer uma realidade, o melhor e o pior da India. Uma grande história de luta e de amor.

3. Avatar
- James Cameron
- 17 de Dezembro de 2009

Valeu por tudo e talvez tenha sido o filme de ficção que mais gente contagiou. Uma boa história, com uma bela história de amor. Sem duvida uma grande criação e de grandes efeitos visuais. O mundo criado é sem duvida alguma extremamente cativante e em 3D tudo ganha mais encanto.

4. Up in the Air (Nas nuvens)
- Jason Reitman
- 21 de Janeiro de 2010

Apesar de só ter estreado em 2010 decidi colocar este filme por ter sido o último filme que me cativou. Gostei imenso do papel desempenhado por George Cloney. Este filme é uma lição de vida. A não perder.

5. Vicky Cristina Barcelona
- Woody Allen
- 22 de Janeiro de 2009

Outro filme de 2008 que somente estreou em 2009. Apesar de não estar ao nível de outros filmes de Woody Alen como "Macth Point" achei deveras interessante. Foi arriscado a junção de um trio amoroso mas penso eu que foi bem sucedido.

Noutras categorias gostaria de destacar "ABC da Sedução" e "A ressaca" dois filmes de rir absolutamente fabulosos. De rir do inicio ao fim.
Para lá desta lista havia um conjunto de filmes que gostaria de ter visto e que possivelmente poderiam ter entrado neste Top-5 contudo não tive a possibilidade de os ver no cinema como é o caso de "Sacanas Sem Lei", "O Rapaz do Pijama às Riscas", "A Troca" entre outros.
Para além destes, há alguns filmes de 2009 a estrear como "Invictus" que relata um pouco da vida de umas das figuras do século passado "Nélson Mandela".

2 comentários:

Eliana Machado disse...

Concordo e partilho da tua lista, (à excepção dos filmes que não vi... )

Espero sinceramente que tenhas oportunidade de ver 7 Vidas, que foi, sem duvida, na minha opinião, o melhor de 2009. Will Smith é o maior dos grandes novos actores, na minha opinião, se bem que não lhe é dada a projecção devida, (o que não acho mal, pois há muitos que perdem muita qualidade pela fama, ao exemplo de Tom Cruise).
O seu curriculo é excepcional, veja-se os ultimos grandes filmes... Em busca da Felicidade, (esplendoroso), A Lenda, (espetacular pelo desempenho)...
Vê que vais ficar fã.

Ah! E espero que também tenhas oportunidade de ver Julie & Julia, com Meryl Streep. Fantástico.

B. disse...

Hum. "7 Vidas" ainda não vi mas será certamente um dos filmes que irei ver em DVD. Também gosto muito do trabalho de Will Smith o que me deixa curioso a interpretação dele neste filme. Espero ver em breve.

Quanto a "Julie & Julia" ainda tentarei ver no cinema porque no cinema tem tudo mais encanto. ;)